Como o Diabetes Mellitus se trata de uma disfunção insulínica e já que a insulina é um hormônio, o especialista que melhor cuida do diabético é o endocrinologista. O endocrinologista é o profissional que cuida de toda parte metabólica do corpo, todo funcionamento a nível hormonal, principalmente.
Para descobrir se a pessoa tem mesmo o Diabetes Mellitus o médico endocrinologista irá solicitar alguns exames e com base nos resultados, sinais clínicos e históricos de familiares, o médico fará o diagnóstico.
Se o diagnóstico for positivo para Diabetes o médico irá orientar o paciente para tratamento e controle da glicemia e também poderá recomendar outros profissionais especializados, caso seja necessário. Porém o acompanhamento com profissional nutricionista é imprescindível.
Quando o diagnóstico é positivo para Diabetes o médico faz diversas recomendações ao paciente, esclarece muitas dúvidas e pode simplesmente esquecer-se de recomendar a visita ao nutricionista. Mesmo se o endocrinologista não comentar na consulta da necessidade da visita ao nutricionista, o paciente deve estar ciente desta obrigação.
O médico faz algumas orientações dietéticas, mas o cardápio corretamente calculado, sobre medida para cada diabético, com base nos exames médicos, é feito pela nutricionista.
Portanto, o diabético irá visitar regularmente dois profissionais: o endocrinologista e o nutricionista.
No decorrer da vida do diabético outras visitas serão feitas, à outros especialistas, mas a freqüência dependerá principalmente do comprometimento do paciente com o tratamento médico e nutricional.
Fonte da imagem: luciaureacoelho.wordpress.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário