terça-feira, 19 de julho de 2011

Como é a alimentação de um diabético?

Uma vez diagnosticado o Diabetes, a pessoa passa a ter uma rotina alimentar diferenciada. Os diabéticos não podem  consumir carboidrato em grande quantidade e tão pouco os refinados.

Os carboidratos também chamados de açúcares são os maiores problemas do diabético, quando um diabético consome carboidrato sua glicemia altera-se rapidamente.

A glicose é a principal fonte de energia para o ser humano, quando consumida através dos carboidratos contidos nos alimentos ela rapidamente é armazenada para ser utilizada como energia, a glicose que fica no sangue circulando é a energia pronta para uso.

Como estamos sempre fazendo alguma coisa, esta energia é rapidamente utilizada. Porém esta mesma glicose que nos beneficia desta forma, pode se tornar a principal agressora.

Quando uma pessoa consome muitos alimentos ricos em carboidratos, o corpo trabalha com intensidade para armazená-la, até que o espaço de reserva se esgota. Se ainda ficar uma grande quantidade de glicose circulando sem ter para onde ir, ela começa a prejudicar o funcionamento do corpo. Torna-se tóxica para o ser humano que a tiver em grande quantidade circulante.

Este processo de armazenamento ocorre deficientemente no diabético ou simplesmente não ocorre. Nestas pessoas a glicose teima em estar  sempre alterada, porque o processo de armazenamento que precisa ser feito com a presença da insulina (dito anteriormente), não acontece pela ausência ou pouca quantidade da mesma.

Por este motivo o diabético não deve consumir carboidratos sem orientação de um nutricionista. Um diabético poderá ter uma alimentação razoavelmente normal, se seguir as orientações do nutricionista.

Algumas dicas:
·         Evitar doces. Quando  consumir deve preferir os doces diet.

·         Trocar o açúcar pelo adoçante, usar em qualquer coisa que necessite adoçar, sucos, café, mingaus, papas, coquetéis sem álcool, chás, leite, vitaminas.

·         Para fazer doces em casa o diabético pode comprar um adoçante específico para “forno e fogão”. Para preparar bolos, doces caseiros de fruta. O que mais ele desejar.

·         Preferir sempre as massas integrais ou com sementes.

·         Use gergelim, linhaça, semente de girassol, farelo de trigo... Entre outras sementes para incrementar seus pratos, ele ficarão mais saborosos e bonitos.

·         Saladas sempre são bem vindas, ricas em vitaminas e minerais.

·         Algumas frutas como (maçã, banana, melancia, manga, goiaba, ameixa) que tem mais açúcar merecem mais cuidado, o paciente deve sempre perguntar ao seu nutricionista como deve consumi-las.

·         Cuidado com as granolas, algumas delas são preparadas com açúcar mascavo ou melaço ou mel, que não devem ser com sumidas por diabéticos.
  • Principais alimentos ricos em carboidratos: arros, bolo, macarrão, pão, tapioca, doces, salgadinhos de milho, canjica, pamonha, mingau, papa, pipoca, cuscuz, farinha, farofa, biscoitos.

Observe o quadro da figura e veja que belo prato, é assim um prato saudável para um diabético, mais salada, menos carboidratos,


Fonte da imagem: diariodedialisis.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário