domingo, 3 de julho de 2011

Hipertensão Arterial (HA)

É definida pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) como a condição na qual os níveis pressóricos encontram-se elevados. Ela está relacionada com algumas patologias, a principal é a doença cardiovascular com alto índice de óbitos a cada ano.
A alta prevalência associada a baixas taxas de controle são responsáveis por muitas internações. Os eventos mais comuns são os Acidentes Vasculares Encefálicos (AVE).
Muitos são os fatores de riscos colaboradores para o descontrole da pressão arterial:
Idade - Com o passar dos anos a predisposição aumenta principalmente naqueles com mais de 65 anos. Estes devem cuidar da alimentação e fazer visitas regulares ao médico a fim de precaver-se contra a Hipertensão;
Etnia - Alguns estudos encontraram maior freqüência de hipertensão em indivíduos de cor negra. Como o Brasil é um país miscigenado os estudos ainda não encontraram com exatidão o grau de impacto. Acredita-se que todos devem ter o mesmo cuidado independente da cor já que a família brasileira é bem misturada;
Excesso de peso - A obesidade é um fator preocupante, pois o aumento do Índice de Massa Corporal (IMC) é parceiro da hipertensão. Quanto maior for peso maior é o risco de elevação dos níveis pressóricos, principalmente naqueles em que a gordura deposita-se na região abdominal. Diminuir o peso é essencial  para  diminuir o risco, já que obesos jovens não estão livres de desenvolver a hipertensão.
Alto consumo de sal – Este é um dos fatores modificáveis que pode fazer uma grande  diferença no controle da pressão. Tem pessoas que colocam mais sal num determinado alimento que já tem muito sal, a exemplo disto temos o feijão com carne de charque e comidas industrializadas. O melhor é retirar o saleiro da mesa. Os diabéticos devem ter cuidado com o uso do adoçante os melhores são aqueles a base de estévia e de sucralose. Controle-se.
Álcool e tabagismo – Muito cuidado, as bebidas alcoólicas  e o tabagismo aumentam a pressão, principalmente se usados indiscriminadamente.
Sedentarismo – A atividade física é maravilhosa na hora de controlar e prevenir a hipertensão. Ela deve ser feita regularmente e a critério médico, só o médico saberá lhe dizer qual é o melhor tipo de atividade para o seu caso.
A melhor forma não medicamentosa de tratar a Hipertensão Arterial é ter um estilo de vida  saudável. Consumir pouco sal, comer pelo menos uma fruta  todos os dias, controlar a ingestão de álcool, evitar o  cigarro e fazer atividade física regularmente.


Fonte de pesquisa: Arq Bras Cardiol 2010; 95(1 supl.1): 1-51
Fonte da imagem: atenfar.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário