sexta-feira, 15 de julho de 2011

Qual a diferença entre o Diabetes Mellitus do Tipo 1 e o Tipo 2?

O Diabetes Mellitus do Tipo 1 (DMT1) tem como sua principal característica, a dependência da aplicação de insulina. A insulina é necessária para a realização do transporte da glicose circulante no sangue até os órgãos onde o mesmo possa ser utilizado como fonte de energia. Se não houver insulina não ocorrerá o transporte. No indivíduo portador de DMT1 a produção de insulina é zero ou é tão pequena que nem é considerada importante. Nestes casos o portador torna-se dependente da aplicação de insulina. Se a aplicação não for feita o paciente entra em uma série de complicações entre elas o coma e até o óbito.
O DMT1 acomete principalmente crianças e pessoas jovens. Estas pessoas em geral já possuem casos de Diabetes Mellitus na família, em parentes mais próximos. Por este motivo acredita-se que o DMT1 possui relação com a hereditariedade de seus portadores.
O Diabetes Mellitus do Tipo 2  (DMT2) se desenvolve principalmente em pessoas adultas, com mais de 40 anos de idade, mas pode surgir antes disso, aos 35, por exemplo. Está mais relacionado ao estilo de vida da pessoa do que com fatores hereditários, mas pode ter relação. Caso seja feita mudanças no estilo de vida e na alimentação o sujeito tem um bom prognóstico. Mas o melhor é procurar obter um estilo de vida saudável o quanto antes, principalmente se já houver casos de Diabetes Mellitus na família.
No DMT2 a produção de insulina é pequena, mas ainda ocorre e em maior quantidade do que no DMT1. Caso o paciente não colabore para controlar os níveis glicêmicos  e mantê-los em uma zona de segurança, pode tornar-se um dependente de insulina exatamente como ocorre no DMT1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário