![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjBSiSbctm2S3HXWoJUhBrgAgK2OVFZTyXJl6pR_wB2N9UiUySi7hP7s-kv2CAPE6Do9VV_1zGOgV7PxAfO0lqaD49dIxEZfSZpM6aG6gCgVApY_TivUKtU6tCXamTEBdO_99-4SNOgR6EU/s320/macrossomia.jpg)
A macrossomia é um problema pouco freqüente, mas que tem aumentado nos últimos anos, mulheres gestantes de bebês com macrossomia geralmente precisão realizar o parto cesariana. Este tipo de parte é sempre mais ariscado já que o tempo de recuperação é maior do que no parto normal e os riscos para o bebê também aumentam, além dos riscos cirúrgicos, normal em toda e qualquer cirurgia.
Para compreender porque ocorre a macrossomia, alguns pesquisadores do estado do Rio de janeiro, acompanharam 230 mulheres e observaram que mais de 4% das mulheres deram a luz a bebês com macrossomia. Estas mulheres possuíam alto peso, decorrente principalmente do alto ganho de peso durante a gestação.
Os pesquisadores observaram que o excessivo ganho de peso durante a gestação aumenta em 5 vezes as chances de o bebê nascer com mais de 4 quilos.
Para evitar que isto ocorra às mulheres gestantes devem fazer um bom pré-natal, com acompanhamento de nutricionista que irá programar o ganho de peso da gestante conforme suas necessidades, considerando o peso atual da gestante.
A gestante diabética também tem risco de dar a luz a bebês com macrossomia.
Fonte de pesquisa: KAC, G.; VELÁSQUEZ-MELÉNDEZ, G. Ganho de peso gestacional e macrossomia em uma coorte de mães e filhos. Jornal de Pediatria (Rio J). 2005;81:47-53.
Fonte da imagem: http://www.diabetesunb2-2010.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário