sábado, 18 de junho de 2011

Alterações fisiológicas da gestante

A criação de um novo ser implica em muitas modificações no corpo da mulher, algumas são perfeitamente explicáveis, outras são apenas suposições, mas é preciso conhecer as principais mudanças que ocorrem para que se compreenda o porquê de muitas coisas.
1-      Para um corpo adulto permanecer ativo e saudável é necessário uma determinada quantidade de nutrientes e energia. Para que este mesmo corpo adulto com uma demanda “x” de energia possa formar um bebê,  é preciso energia complementar, por isso na gestação há necessidade de uma maior quantidade de nutrientes e energia.  Mulheres que não fazem todas as seis refeições recomendadas devem passar a fazê-las, evitando consumo insuficiente de nutrientes e energia.
2-      Durante a gestação o funcionamento do organismo encontra-se “desordenado”, dizemos desordenado no sentido de”fora do habitual” e por isso o metabolismo de alguns nutrientes podem apresentar modificações ou “anormalidades”. É o caso dos carboidratos, também chamados de açúcares, a fonte energética de maior preferência do organismo. O cérebro e o feto preferem a energia oriunda da  glicose, por isso a  glicose pode ser preservada pelo corpo, para que seu uso seja primordialmente utilizado pelo feto e sistema nervoso central. Além   disso, os hormônios  da gestação podem diminuir a expressão da insulina. Todos estes fatores unidos podem desencadear uma alteração da glicose sanguínea. Por este motivo é preciso tomar muito cuidado na hora da escolha dos alimentos, pois quanto mais carboidratos maior o nível de glicose sanguínea. São fontes de carboidratos: pão, bolo, biscoitos, bolachas, doces, arroz, macarrão.
3-      As gorduras podem estar elevadas no sangue, porém só o médico poderá interpretar o resultado, pois o nível de  gorduras  pode se elevar um pouco em função da necessidade de energia. Como foi dito no ponto número dois, o organismo preserva a glicose para o sistema nervoso central e feto, porém o restante do corpo precisa adquirir energia de outra fonte, ele então faz queima de  gorduras para prover energia ao restante do corpo. Por isso o lipídio no sangue pode apresentar-se levemente alterado, já que deve estar pronto para o uso. É preciso advertir que a queima de gorduras  é  imperceptível, portanto não é recomendado utilizar o período de gravidez para perder aqueles quilinhos extras. Se a mulher resolver perder peso justamente no período de  gestação ela poderá estar comprometendo gravemente a saúde do bebê.
4-      As proteínas   também são muito importantes, pois para formar os novos tecidos fetais é preciso mais proteína. E uma boa dica  é a mulher não deixar de consumir lácteos (iogurtes, queijos, leite), desde que não haja intolerância ou alergia, pois os lácteos além de conterem boas quantidades de proteína é a nossa principal fonte cálcio, que também é necessário para formar o esqueleto do bebê.
5-      Praticamente todas as gestantes  desenvolvem anemia, mas só o médico poderá interpretar os resultados, pois algumas anemias são falsas. Isso pode ocorrer porque o sangue aumenta de quantidade (volume), ele fica mais diluído e nos exames de hemograma a anemia acaba se apresentando. Mas a anemia é um  problema  gestacional importante,  só o médico poderá interpretar. Porém as gestantes que fazem  o pré-natal corretamente tomam suplementos de ferro, já para evitar a anemia            tão corriqueira na gestação.
6-      A taxa de filtração glomerular aumenta, já em virtude do aumento do volume do sangue e sobre ação de alguns hormônios. Por isso as idas ao banheiro aumentam.
7-      Os hormônios também são os culpados pelos vômitos. É preciso informar ao médios o número de episódios diários de vômitos, pois eles podem prejudicar o equilíbrio dos eletrólitos. Uma dica: colocar uma pedrinha de gelo na boca de manhã, faz as papilas gustativas ficarem “adormecidas” .
8-      Sobretudo os hormônios afetam o estado psicológico das gestantes. Elas ficam mais  sensíveis, choram com facilidade, aquilo que apenas a deixava pensativa e levemente triste, pode deixá-la desesperada. Tudo isso associado à mudança do  corpo, a nova  vida  frente à sociedade “mãe”, o relacionamento conjugal e a responsabilidade sobre a nova vida.

Ser mãe não é fácil, mas é lindo! Parabéns as lindas mamães.   

Fonte de Pesquisa:  FRAGA, A. ; et al. Nutritional  needs  and  advices  for  pregnancy. CADERNOS'  Centro  Universitário  S. Camilo,  São Paulo, v.  9, n.  2, p.  36-49,  abr./jun,  2003.
Fonte da Imagem: alienado.net

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Porque consumir tomate sem casca?

O tomate é um vegetal muito utilizado na culinária em todo o mundo. Nas plantações ele é alvo freqüente de pragas  que podem estragar praticamente toda a produção se não forem controlados.
Para controlar as pragas que destroem plantações inteiras, os produtores investem na aplicação de agrotóxicos e pesticidas, fazendo com que o fruto chegue até o período de colheita sem danos.
Apesar de proteger os frutos das pragas os agrotóxicos depositam-se na casca do fruto, tornando-se praticamente impossível removê-lo, alguns estudos sugerem que a lavagem com esponja áspera e sabão neutro possa remover uma parte destes resíduos, porém há  outros estudos mais radicais que não concordam com este posicionamento.
A verdade é que os agrotóxicos não devem ser consumidos, pois a alta ingestão pode provocar sérios riscos à saúde.
A ingestão regular de resíduos de agrotóxicos pode comprometer a saúde das células, supostamente colaborando para acordar células cancerígenas, provocando cânceres.
O procedimento mais recomendado é que não se consuma a casca do tomate, apesar de ser rica em fibras ela pode ser substituída por outras fontes, como os talos de folhas de alface, por exemplo.
Mas o que fazer quando eu tiver uma receita na qual a casca não pode ser removida? Neste caso recomendamos utilizar o tomate orgânico (livre de agrotóxicos).
Mencionamos anteriormente a lavagem do vegetal em água e sabão, segundo alguns estudos, a lavagem pode reduzir o teor de resíduos a um nível seguro o qual não faria mal a saúde, porém acredita-se que o problema pode estar no consumo regular.
Fica a dica, “é melhor prevenir do que remediar” sempre que puder coma sem a casca, quando tiver dinheiro suficiente compre o orgânico e  quando não tiver jeito lave com água e sabão neutro.

Fonte de pesquisa:
LEME, P. O poder do tomate. Soluções naturais. Revista Vida Natural e Equilíbrio, n° 11.
GARCÍA-CASAL, M.N. La alimentación del futuro: Nuevas tecnologías y su importancia em la nutrición de la población. Anales Venezoelanos de Nutrición 2007; vol 20, n 2, 108-114.

Fonte da imagem: agroecologiamt.blogspot.com


segunda-feira, 13 de junho de 2011

Framboesa, linda e nutricionalmente rica

Algumas pessoas confundem a framboesa com a amora, a framboesa possui um tom de vermelho mais vivo enquanto que a amora é mais escura, quase preta. E o cultivo da framboesa é bem mais delicado

Esta linda frutinha  é rica em nutrientes e substancia poderosas, ela possui as vitaminas A, B1, B5, e C e os minerais, cálcio,  fósforo e ferro. Além de a fruta ser uma delícia o chá das folhas pode ser um excelente fitoterápico, pois contém taninos e flavonóides que são antioxidantes que atuam na fotoproteção e na saúde dos vasos sanguíneos. Há indícios de que o chá das folhas de framboesa pode queimar gorduras, auxiliando no emagrecimento.

Além de tudo isso o chá também pode contribuir para expectorar secreções.

Atenção. As grávidas devem evitar o chá, pois ele pode comprometer a saúde do útero

Fonte de pesquisa: Vida natural e equilíbrio, n 06.  
Fonte da imagem: valongo.com.br

                                alinhavodeideias.blogspot.com

domingo, 12 de junho de 2011

Compota de abacaxi

Ingredientes:
  • 1 abacaxi maduro
  • 1 xícara (chá) de água
  • 2 colheres (sopa) de a doçantes para forno e fogão

Modo de preparo:
  • Descasque o abacaxi, retire o miolo e pique o abacaxi.
  • Em uma panela coloque o abacaxi, a água e o adoçante, deixe cozinhar até amaciar.



Informações nutricionais:
  • Rendimento: 6 porções
  • Calorias por porção: 73 Kcal
  • Proteínas: 1,7g
  • Carboidratos: 16g
  • Gorduras: 0g

Observação: Os carboidratos estão presentes naturalmente no abacaxi, não devendo ser consumido indiscriminadamente por diabéticos.

Fonte da imagem: ronaldorossi.com.br

terça-feira, 7 de junho de 2011

Benefícios da maçã

A maçã (Malus domestica borkh) é uma fruta que possui muitos benefícios a saúde. Entre eles está a manutenção de níveis saudáveis de colesterol no sangue, este efeito se dá pelo alto teor de pectina um tipo de  fibra que ajuda a diminuir a absorção de  gorduras pelo intestino. Graças a este efeito ela também pode ajudar no emagrecimento.
Além disso, a maçã auxilia no controle da pressão arterial, evita a arteriosclerose e com isso colabora para o bom funcionamento do coração.
Estes benefícios podem ser adquiridos com o consumo diário de uma unidade da fruta

Fonte de pesquisa: Vida natural e equilíbrio, edição de número 12.
Fonte da imagem: detalhespresentes.com

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Doce de abóbora diet

Ingredientes:
  • 1 kg de abóbora
  • 3 colheres (sopa) de adoçante forno e fogão

Modo de preparo:
  • Cozinhar a abóbora à vapor até que fique macia, mais ou menos 20 minutos, Amassar com um garfo e acrescentar o adoçante. Levar ao fogo para dar o ponto, fica com brilho espelhado. Não precisa cozinhar muito tempo pois a abóbora já estava cozida.

Dica:
  • Acrescentar mamão ou coco ralado, cravo da índia. Se quiser.

Informações nutricionais:
  • Calorias por porção = 44,6 Kcal
  • Proteínas = 0,2g
  • Carboidratos = 9,86g
  • Gorduras = 0,8g

Atenção:
  • Os carboidratos estão presentes naturalmente na abóbora, não deve ser consumido indiscriminadamente.

sábado, 4 de junho de 2011

Comer rápido engorda

Exatamente, não é folclore. Comer rápido engorda. Pesquisadores da universidade de Osaka descobriram que o fato é verdadeiro após analisarem os hábitos alimentares de 3.000 pessoas. A conclusão é que o risco para aumentar de  peso pode chegar a até 3 vezes mais. Quanto mais rápido se come maior o risco para ganho de peso.

Milhões de pessoas no mundo comem rápido, é preciso ficar atento a este vilão dos hábitos saudáveis.

Comer rápido é uma  grande armadilha para quem deseja perder ou não aumentar de peso. Comendo rapidamente a pessoa come mais do que deveria, já que a sensação de saciedade    chega depois de 30 minutos, ou seja, quem come muito rápido pode consumir uma grande quantidade de alimentos até que a sensação de plenitude chegue.

Portanto é bom tentar respeitar aquela regrinha que  todos já conhecem: “mastigar bem os alimentos”

Mastigando bem os alimentos o estomago irá trabalhar menos e até evitará azias e má digestão.

Vamos mastigar, mastigar, mastigar, mastigar, mas...

Fonte de pesquisa: DALPICOLO, S. Comer rápido causa aumento de peso. Viva Saúde. n. 71, p. 24-25, mar., 2009.
Fonte da imagem: blog.comportamentomagro.com.br

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Enrolado de frango

Ingredientes:
  • 1kg de carne de frango sem pele e sem ossos
  • 2 claras
  • 1 colher (sopa) de  conhaque
  • 3 colheres (chá) de gelatina incolor sem sabor
  • 1 colher (sopa) de salsinha picada
  • 1 colher (chá) de cebola ralada
  • 50g de azeitonas verdes
  • 50g de presunto cozido sem gordura
  • Sal e pimenta
  • Escarola e cenoura para decorar

Modo de preparo:
  • Corte o frango em pequenos cubos, coloque-os no processador de alimentos, junte as  claras e bata até obter uma mistura homogênea. Adicione a cebola ralada, o conhaque e a gelatina  dissolvida em 4 colheres (sopa) de água quente. Tempere e misture bem. Leve a preparação à geladeira por 10 minutos. Abra uma  folha de papel alumínio, cubra com outra de papel manteiga: unte-a com óleo vegetal e estenda  o preparado  de frango  formando um retângulo. Polvilhe a salsinha  picada por toda a superfície. Distribua em cima o presunto picado e as azeitonas em rodelas. Enrole com a ajuda de uma espátula, envolvendo com os papéis e fechando bem os extremos.
  • Coloque o enrolado em uma assadeira, despeje um pouco de água fervente com sal e  cozinhe em forno médio  durante 40 minutos. Na metade do tempo vire o enrolado. Deixe esfriar dentro do pacote. Corte em rodelas e decore com a escarola picada e a cenoura ralada.

Informações nutricionais:
  • Rendimento = 12 porções
  • Calorias por porção = 110Kcal
  • Proteínas = 16,98g
  • Carboidratos = 0,13g
  • Gorduras = 5,99g

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Vegetais antioxidantes

Em linhas gerais os antioxidantes são substâncias que impedem a oxidação da fase lipídica celular, eles ligam-se aos radicais livres evitando o processo de oxidação, que faz a célula envelhecer mais rapidamente. Este processo de oxidação pode acarretar em diversas doenças degenerativas como o câncer, por exemplo.
O processo de envelhecimento parece estar ligado principalmente aos radicais livres. Pensando nisto indústria se empenha a cada dia em criar novos produtos que atendam esta necessidade, muitos cosméticos, por exemplo, promete a longevidade, isso graças aos antioxidantes presentes nos cremes anti-sinais. Muitos deles contêm principalmente a  vitamina E, outros contêm compostos antioxidantes  oriundos da soja.
Mas o mais fácil para manter a saúde e a longevidade celular é ter uma boa alimentação, consumindo frutas e vegetais.
As frutas e vegetais são pouco consumidos no Brasil e precisam ser estimulados. Então para lhe estimular a consumir vegetais nós resolvemos esclarecer um pouquinho os efeitos destas substâncias poderosas e que estão ao alcance das nossas mesas por um preço bem menor do que os cremes anti-sinais (não desprezando sua importância).
Então aí vai a lista dos vegetais mais poderosos. Eles estão classificados em ordem de potencial antioxidante.
1° lugar – espinafre
2° lugar – couve folha
3° lugar – alface lisa
4° lugar – cebola branca
5° lugar – couve-flor
6° lugar – alface crespa
7° lugar – batata inglesa
8° lugar – repolho verde
9° lugar – cebola roxa

Fonte de pesquisa: MELO, E. A.; et al. Antioxidant capacity of vegetables commonly consumed. Ciênc.  Tecnol.  Aliment.  vol.26  no.3  Campinas  July/Sept.  2006.