quarta-feira, 15 de junho de 2011

Porque consumir tomate sem casca?

O tomate é um vegetal muito utilizado na culinária em todo o mundo. Nas plantações ele é alvo freqüente de pragas  que podem estragar praticamente toda a produção se não forem controlados.
Para controlar as pragas que destroem plantações inteiras, os produtores investem na aplicação de agrotóxicos e pesticidas, fazendo com que o fruto chegue até o período de colheita sem danos.
Apesar de proteger os frutos das pragas os agrotóxicos depositam-se na casca do fruto, tornando-se praticamente impossível removê-lo, alguns estudos sugerem que a lavagem com esponja áspera e sabão neutro possa remover uma parte destes resíduos, porém há  outros estudos mais radicais que não concordam com este posicionamento.
A verdade é que os agrotóxicos não devem ser consumidos, pois a alta ingestão pode provocar sérios riscos à saúde.
A ingestão regular de resíduos de agrotóxicos pode comprometer a saúde das células, supostamente colaborando para acordar células cancerígenas, provocando cânceres.
O procedimento mais recomendado é que não se consuma a casca do tomate, apesar de ser rica em fibras ela pode ser substituída por outras fontes, como os talos de folhas de alface, por exemplo.
Mas o que fazer quando eu tiver uma receita na qual a casca não pode ser removida? Neste caso recomendamos utilizar o tomate orgânico (livre de agrotóxicos).
Mencionamos anteriormente a lavagem do vegetal em água e sabão, segundo alguns estudos, a lavagem pode reduzir o teor de resíduos a um nível seguro o qual não faria mal a saúde, porém acredita-se que o problema pode estar no consumo regular.
Fica a dica, “é melhor prevenir do que remediar” sempre que puder coma sem a casca, quando tiver dinheiro suficiente compre o orgânico e  quando não tiver jeito lave com água e sabão neutro.

Fonte de pesquisa:
LEME, P. O poder do tomate. Soluções naturais. Revista Vida Natural e Equilíbrio, n° 11.
GARCÍA-CASAL, M.N. La alimentación del futuro: Nuevas tecnologías y su importancia em la nutrición de la población. Anales Venezoelanos de Nutrición 2007; vol 20, n 2, 108-114.

Fonte da imagem: agroecologiamt.blogspot.com


3 comentários:

  1. Respostas
    1. Como tomate descascado em casa a muitos anos queria saber se estou certo procedendo assim... Fico agradecido!

      Excluir