sábado, 28 de maio de 2011

Cirurgia bariátrica: é preciso suplementar

A cirurgia bariátrica é atualmente o método mais eficaz no tratamento da obesidade mórbida, além de diminuir acentuadamente o peso do indivíduo, ela melhora algumas outras doenças que acompanham os obesos, como a hipertensão, dislipidemias, insuficiência respiratória entre outros problemas.
Apesar de  todos os benefícios imediatos que a cirurgia bariátrica oferece ao paciente, ela pode comprometer ainda mais se o paciente não continuar o tratamento  pós-cirúrgico.
Atualmente a técnica mais utilizada é chamada de bypass gástrico, este método consiste em diminuir a capacidade de conteúdo do estômago e diminuir a área de contato do intestino, local principal onde ocorre a absorção dos nutrientes. Sendo assim, tanto haverá menor consumo,  como menor absorção, isso fará a pessoa emagrecer muito rapidamente, porém a mesma técnica que ajuda a emagrecer pode prejudicar o estado nutricional, tornando-o desnutrido.
Muitos nutrientes deixam de ser absorvidos ou são absorvidos em pequenas  quantidades que não suprem as necessidades da pessoa cirurgiada, vitaminas lipossolúveis (ADEK) os minerais Zinco e ferro e Vitamina B12 são os mais prejudicados.
O uso de polivitamínicos/minerais de forma preventiva compõe o protocolo de atendimento de todos os pacientes submetidos à cirurgia bariátrica, principalmente daqueles submetidos às técnicas que envolvem algum grau de disabsorção como é o caso da técnica de bypass gástrico.
A desnutrição na pós-cirurgia bariátrica ocorre freqüentemente com pessoas que não seguem o tratamento corretamente, não tomando os suplementos prescritos, não fazendo os controles necessários.
Esta conduta de displicência por parte do paciente tem preocupado a comunidade científica, pois se estima que apenas 33% dos pacientes  cirurgiados atendam as recomendações médicas e nutricionais no tratamento pós-cirúrgico.
As recomendações adequadas ainda não foram  absolutamente determinadas, porém fazer uso da suplementação ainda é o método mais importante para o sucesso da cirurgia bariátrica.

Fonte de pesquisa: BORDALO, Livia Azevedo; TEIXEIRA, Tatiana Fiche Sales; BRESSAN, Josefina  and  MOURAO, Denise Machado. Cirurgia bariátrica: como e por que suplementar. Rev. Assoc. Med. Bras. 2011, vol.57, n.1, pp. 113-120.
Fonte da imagem: www.clinicageral.med.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário