quarta-feira, 18 de maio de 2011

Diet?

Em casa os diabéticos utilizam os edulcorantes, para adoçar comidas em geral, sucos, cafés, chás etc. Na indústria isso também ocorre é por isso que temos tantos produtos de sabor doce sem adição de açúcar.
Grande parte dos alimentos que utilizam o termo “diet” nas embalagens substitui o açúcar comum por edulcorantes, estes têm o poder de conferir o sabor doce aos alimentos como o açúcar faz.
Porém um alimento diet nem sempre apresenta valor calórico reduzido só por geralmente  possuir ausência de um componente. Um exemplo prático é o chocolate diet, o qual apresenta ausência de açúcar, mas é rico em gorduras.
Os edulcorantes foram criados para atender um público específico, que não pode consumir açúcar,  os diabéticos, estas pessoas sofrem muito quando desenvolvem o Diabetes. Pois cerca de 60% da nossa alimentação contém açúcar, eles estão presentes em  quase tudo, nos biscoitos,  bolos, pães, macarrão, arroz, tapioca, frutas, farinha, refrigerantes, água de coco.
Muitas pessoas que não tem o diabetes consomem com freqüência alimentos diet, isso é um problema, pois as pessoas acreditam que consumindo este tipo de alimento conseguirá emagrecer. Isso não é uma verdade. Pois como já citamos anteriormente existem   comidas diet que possuem mais gorduras do que aquelas que não são diet.
Se a idéia é consumir alimentos mais magros para poder emagrecer, o melhor é adquirir o hábito de ler as informações nutricionais e compará-los. Comparar sempre o convencional x light x diet.
Se a intenção é emagrecer preferir mais magros, aqueles com menos  gordura em geral são os light.
Se a intenção é não consumir sal, deve-se notar o teor de  sódio indicado na informação nutricional, muitos alimentos light possuem menor quantidade de sódio, alguns alimentos diet também possuem ausência de sódio.
Se for  diabético não pode consumir açúcar, deve então preferir os alimentos diet, mas sempre observar quanto de açúcar comum ele vai ter,  nos  biscoitos sempre tem açúcar, pois a massa do biscoito contém carboidratos naturalmente sem que a indústria de alimentos os adicione. O melhor para os diabéticos  é nunca exagerar em nada, principalmente aqueles que têm dosagem de glicose descompensada.

Fonte da fotografia: http://www.becimports.com/cozinha/

Nenhum comentário:

Postar um comentário