segunda-feira, 30 de maio de 2011

Propriedades funcionais de sementes de abóbora

A Cucurbita máxima ou abóbora moranga, como é conhecida popularmente, ela é nativa das Américas, atualmente o Brasil é um grande  produtor, só em 2006 foi produzida cerca de 3.600 toneladas de abóbora moranga, porém com desperdício de 3,3% o que rende um  somatório de 119 toneladas referentes às sementes das abóboras.
As sementes de abóboras possuem um alto valor nutricional, ela é rica tanto em proteínas como em óleo. Em algumas regiões elas são consumidas como um complemento alimentar. Várias técnicas gastronômicas são encontradas, na Grécia, por exemplo, ela é consumida torrada e salgada,  na Áustria, utiliza-se o óleo para temperar saladas, no Brasil consome-se o chá da semente como vermífugo. Porém a utilização das sementes de abóbora ainda é pouca.
A quantidade de proteínas presentes nas sementes de abóboras é semelhante às quantidades presente nos feijões. Já a quantidade de fibra é  semelhante à encontrada na aveia.
Um estudo feito com ratos  descobriu que em 10 dias de uso da farinha de semente de abóbora pode reduzir o nível de glicose e triglicerídeos sanguíneo, tudo devido o alto teor de fibra encontrado nas sementes de abóbora.
Já o óleo também encontrado na semente é capaz de reduzir o nível de colesterol no sangue.
Há ainda quantidade relevante de enxofre, fósforo, magnésio, ferro e zinco, constituindo uma boa alternativa para ingestão de minerais.
No geral a semente de abóbora parece ser uma ótima alternativa alimentar, porém deve-se atentar  para a forma de preparar já que o cozimento em água pode reduzir o valor nutricional, é preferível o cozimento à vapor que reduz a perda de nutrientes.


Fonte de pesquisa: NAVES, L.P.; et al. Nutrients and functional properties in pumpkin seed (Cucurbita maxima) submitted to diferent processings. Ciênc. Tecnol. Aliment., Campinas, 30(Supl.1): 185-190, maio 2010.

Fonte da imagem: prisciladiciero.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário